Freedom24 e Trade Republic Fundo de Emergencia

É verdade que uso diversas corretoras no meu dia a dia, mas a Freedom24 e Trade Republic são das mais importantes no que diz respeito ao local onde guardo o meu Fundo de Emergência, e às compras que faço com regularidade. Deixa-me explicar.

Não tirando qualquer crédito aos bancos nacionais, a verdade é que apesar destas contas que vou mencionar à frente, nunca vou deixar de ter pelo menos uma conta num banco com espaço físico, que neste caso uso o ActivoBank.

Quando me despedi do meu trabalho das “9h00 às 17h00” em 2023 foi a primeira coisa que fiz, deixar por completo a conta que tinha na Caixa Geral Depósitos, e passar totalmente o ActivoBank.

Desde aí muito aconteceu, mas deixar esta conta é que não.

Freedom24 vs Trade Republic: Porque uso como Conta Poupança

Porque uso a Trade Republic?

Sem dúvida uma das minhas grandes ajudas e motivadoras do dia a dia. Já imaginaram comprar produtos e serviços e ainda receberem por isso? Bem, é o que a Trade Republic faz, atuando de duas formas distintas.

1% de Cashback (Saveback):

Nas compras que faço diariamente acumula 1% de Caschback, que tem de ser investido num Plano de Investimento.

Investir Trocos:

Outra função disponível e que ativei é o Round Up, que arredonda as compras e investe a diferença. Acabam por ser duas formas em que invisto aos poucos sem dar por isso.

No meu caso escolhi o ETF Invesco FTSE-All World, que acaba por estar exposto às maiores empresas de todo o mundo.

A Trade Republic dispões do uso de um cartão virtual, sem custos, e que dá para adicionar ao Apple Pay e Google Pay e comprar com NFC (que é a mesma coisa que contactless).

Para viagens também se pode mostrar uma solução, pois em outras moedas, disponibiliza apenas uma taxa de conversão de 0,15%, inferior à média em Portugal.

Receber Juros pelo Dinheiro Parado.

Com a Trade Republic, é possível ganhar juros com o dinheiro parado, que são pagos mensalmente. E a melhor parte é que o capital pode ser levantado a qualquer momento, ou usado para pagar compras, sem que os juros recebidos sejam prejudicados. Neste momento a rentabilização do dinheiro parado é de 3,0%, mas convém confirmas as alterações.

A Freedom24 é a minha opção para criar o meu Reserva de Emergência

Embora não seja um Depósito a Prazo, os Planos de Poupança (ou Security Swaps) da Freedom24 acabam por ser a minha opção para guardar o meu Reserva de Emergência, e daí ser essencial na minha estratégia de investimento.

Com Planos de Poupança, que neste momento dão uma rentabilidade de 4,8% a 12 meses em euros, acaba por ser uma opção para mim com duas vantagens:

  • Paga Juros Superiores à Inflação
  • Apresenta Baixo Risco (2 numa escala de 1 a 7 segundo o Guia de Risco da própria Freedom24).

Ao aproveitar a subida das taxas de juros, consegui aderir a esta Conta Remunerada da Freedom24 quando estava nos seus máximos, com rentabilidades de 6,4% em euros, e em abril deste ano vou finalmente receber os juros, que neste caso ronda os 400€ antes de impostos. Após isso, vou muito provavelmente voltar a subscrever, e aproveitar da taxa de juro em vigor. O melhor, é confirmarem sempre qual a taxa disponível.

Estas contas acabam por ter duas desvantagens, pelo menos na minha opinião:

  • Montante mínimo de 1.000€ para subscrever
  • Retirar o dinheiro antecipadamente, resulta na perda dos juros

Ainda assim, é uma opção com a qual me sinto confortável.


Estas soluções, Trade Republic e Freedom24, são os pilares da minha estratégia de criação do Fundo de Emergência. Foram as opções que utilizei em 2024 e pretendo continuar a utilizá-las ao longo de 2025.

Vale referir que este artigo não foi patrocinado pela Freedom24. No entanto, foi criado em colaboração com a Trade Republic. Mais, este artigo não serve recomendação financeira, mas é assim uma partilha do meu próprio estudo. Cada um deve fazer o seu próprio estudo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes Sociais

Sobre

Este blog é dedicado a ajudar investidores em Portugal a tomar decisões informadas. Partilhamos análises detalhadas sobre corretoras, plataformas P2P, ETFs e estratégias de investimento.