As plataformas P2P têm crescido dia após dia, e a HeavyFinance é uma delas, que aposta em investir em Sustentabilidade e Agricultura. Entre tantas opções disponíveis, é importante encontrar as melhores plataformas P2P para o nosso perfil de investidor.
Eu, por exemplo, dou bastante valor ao facto de ser regulada na Lituânia, à transparência nos resultados, e ainda a ter relatórios auditados por empresas terceiras. A HeavyFinance cumpre todos estes fatores, pelo que desde logo de início decidi que era uma plataforma que queria explorar mais.
Até 2025, a plataforma já tinha emitido mais de 67 milhões de euros em empréstimos e pago aos investidores mais de 8 milhões de euros em juros.
Eu comecei a investir na mesma em 2024, e já começo a ter uma opinião sobre a plataforma P2P.
Sobre a HeavyFinance
Nascida em 2020, até 2025, a plataforma já removeu mais de 700.000 kg de CO2 da atmosfera. Até 2030 pretendem remover 1 giga tonelada. Com o caminho que têm feito, devem conseguir esta meta antes de 2030.
Como revelei, a plataforma é regulada, o que para mim é uma razão para experimentar. Tendo já algum valor investido em plataformas P2P, acho relevante não colocar tudo na mesma plataforma, e esta acaba por ser mais uma adição ao meu portefólio de investidor.
A transparência é algo que dou bastante valor, e a poucos cliques de distância é possível ver os resultados da plataforma, e por exemplo, verificar que os investimentos com segurança A+ e B+ são os que estão a ter melhor resultados.
Após a conta estar configurada é fácil de perceber exatamente o que é cada investimento, estando destacado facilmente o retorno do empréstimo, o tipo de empréstimo, o grau de risco, e ainda o país de origem. De modo a reduzir o meu risco, e após análise, conclui que para mim, os melhores empréstimos são os da Letónia e Lituânia com grau de risco B+ e A+.
Acima, está a quantidade de empréstimos que se encontram em atraso de pagamento. Ainda não existiram investidores que perderam dinheiro, tendo existido sempre o pagamento dos empréstimos, apesar dos atrasos. Entre dezembro e janeiro de 2025, os valores diminuíram ligeiramente.
Uma plataforma P2P regulada que investe em Agricultura e Créditos de Carbono
Depois, gosto ainda do fator de sustentabilidade. A P2P HeavyFinance apresenta investimentos em Agricultura e Créditos de Carbono.
Créditos de Carbono (Retorno de ~20%):
São empréstimos em empresas que criam Créditos de Carbono, que basicamente servem para ser vendidos a empresas que causam desgaste ambiental e pretendem compensar pelos seus gastos ambientais. O IKEA foi uma das empresas pioneiras a fazer isto, comprando florestas para compensar a sua pegada ecológica.
Os Créditos de Carbono prometem na sua produção:
- Redução do consumo de combustível
- Semeadura direta, mobilização mínima ou gestão do solo semelhante
- Redução da fertilização
- Rotação de culturas
- Culturas de cobertura
Como gosto de sustentabilidade, acaba para o se integrar no que procuro.
Agricultura (Retorno de ~12%):
Trata-se de empréstimos agrícolas mais relacionados com os tradicionais de P2P, com uma taxa de juro mínima de 11%. Estes investimentos possuem um risco previamente definido (classificados de A+ a C) e destinam-se a financiar práticas agrícolas em países como Portugal, Polónia, Lituânia, Letónia e Bulgária. A maior parte dos empréstimos são da Polónia e Lituânia.
As Escolhas para o Meu Portefólio
De momento apenas adquiri investimentos de Agricultura, mas também pretendo comprar ao longo de 2025 empréstimos de financiem Créditos de Carbono, acabam por ter retornos superiores a rondar os 20%.
Vale recordar que as plataformas P2P têm, como qualquer outro investimento, risco. É importante analisar bem antes de se começar a investir.
Se quiseres saber mais sobre a HeavyFinance, e se tiveres a ponderar a investir:
Podes saber mais aqui e receber 2% de cashback pelos empréstimos realizados nos primeiros 30 dias.
Disclaimer: As decisões de investimento devem basear-se numa análise própria e avaliação de riscos. Não existe nesta plataforma recomendação financeira. Rentabilidades passadas não garantem resultados futuros.
Fonte da Imagem: HeavyFinance